Conselho Estadual de Política Ambiental e Câmara de Atividades Minerárias se reúnem para decidir sobre recurso da Arquidiocese de BH contra a licença para exploração de minério na região do santuário
Hoje, membros do Conselho Estadual de Política Ambiental e da Câmara de Atividades Minerárias, órgãos vinculados à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, estarão reunidos para decidir sobre o recurso apresentado pela Arquidiocese de Belo Horizonte contra a licença dada pelo estado autorizando a exploração de recursos minerais na Serra da Piedade, declarada reserva da biosfera reconhecida pela Unesco e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em 25 de janeiro de 2019, pouco antes do rompimento da barragem de Brumadinho, as duas instituições da secretaria do Meio Ambiente decidiram conceder licença para exploração de minério na Serra da piedade. o recurso apresentado pela igreja católica visa evitar a degradação e destruição não só de uma região de importância histórica, turística e paisagista como também sede de um santuário de peregrinação religiosa mais importantes do Brasil. A apreciação do recurso será a 9h , no mezanino da estação rodoviária de BH. Ambientalista e mineiros interessados na preservação da serra da piedade estarão presentes na audiência , que será aberta ao publico.